Literatura Livros Técnicos Palestras Links

O escritor Alexandre Lobão apresenta palestras e oficinas em escolas de ensino médio e secundário, cursos universitários e eventos sobre a arte de escrever e sobre o mercado editorial brasileiro.  Fotos de diversas de suas palestras podem ser vistas nos álbuns de fotos do autor.

A agenda da palestra é definida conforme o público alvo, sendo as palestras mais usuais:

bullet Dicas a um jovem escritor
Palestra para jovens universitários, estudantes de ensino médio e escritores iniciantes em geral com dicas sobre o processo de escrita, desde a escolha inicial das idéias para o livro, até a pós-produção do livro, quando ele já está nas livrarias.  Mostra os percalços e as pequenas vitórias da carreira de escritor, visando estimular a formação da mais nova geração de escritores brasileiros
 
bullet Escrever: Arte ou Ofício?
Palestra onde o autor discute os limites da técnica e da arte na produção de livros: O que é uma leitura crítica? O que ela avalia, e qual seu real valor? O quanto é possível utilizar de técnica em um livro sem perder a espontaneidade ou comprometer a arte? É possível escrever um livro apenas com arte e inspiração, sem utilizar técnica? Quais as técnicas mais comuns para deixar a narrativa mais interessante? Estas e outras perguntas serão apresentadas e discutidas na palestra.
 
bullet Como Escrever um Romance de Sucesso
Palestra para público jovem ou adulto, mostrando detalhes sobre a arte de criar um romance, a partir da análise de romances de sucesso como "O Código da Vinci" e outros do mesmo gênero.  Inclui comentários para cada uma das etapas de produção de um romance, da idéia inicial à pós-edição.
 
bullet Escrever é mais Divertido que Desenhar
Palestra-oficina para o público infantil (até sétimo ano) mostrando que desenhar é bom, mas escrever pode ser ainda mais divertido.  Inclui a criação (oral) de histórias coletivas, onde cada participante cria um novo trecho da história, de maneira bastante lúdica.

Agende uma palestra com o escritor!

Voltar