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Alexandre Lobão começou a escrever jogos em 1981, em seu TK 2000, e não parou mais.  Atuou em algumas empresas virtuais, que criavam jogos gratuitos e disponibilizavam pela internet, usando uma gama de ferramentas como Klik 'n Play, The Games Factory, Multimedia Fusion, Game Maker, e linguagens diversas, desde o antigo Clipper até o C++, passando pelo antigo Visual Basic, sua versão .Net e o C#.  Já ministrou cursos de pós-graduação na área de programação de jogos de computador e criou o curso "Introdução à Programação de Jogos com XNA" para o Senac.  Atualmente, apenas programa jogos como diversão, como por exemplo seu jogo de plataforma de código aberto "Castle X", disponível no Codeplex.

Saiba mais sobre o autor na página com informações para imprensa.

     
 

XNA 3.0 para Desenvolvimento de Jogos no Windows, Zune e Xbox 360 (2010, 350 pp)

(co-autores: José Antônio Leal de Farias, Bruno Pereira Evangelista e Patryck Borges)

XNA é a nova tecnologia para desenvolvimento de jogos da Microsoft que permite criar jogos que rodam tanto no Windows quanto no console de videogames XBox 360.  Este livro apresenta os conceitos básicos para quem deseja dar o primeiros passos na programação de jogos, utilizando esta incrível plataforma. Esta é a versão em português do livro abaixo, e deve ser lançada no segundo semestre de 2008.

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Beginning XNA 3.0 Game Programming: From Novice to Professional  (2009, 448 pp)

(co-autores: José Antônio Leal de Farias, Bruno Pereira Evangelista e Riemer Grootjans)

XNA é a nova tecnologia para desenvolvimento de jogos da Microsoft que permite criar jogos que rodam tanto no Windows quanto no console de videogames XBox 360.  Este livro apresenta os conceitos básicos para quem deseja dar o primeiros passos na programação de jogos, utilizando esta incrível plataforma. A data prevista de lançamento deste livro é abril de 2008.

Lançado no mercado norte-americano e europeu,

disponível para venda em importadoras ou via internet

 

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Beginning XNA 2.0 Game Programming: From Novice to Professional  (2008, 456 pp)

(co-autores: José Antônio Leal de Farias e Bruno Pereira Evangelista)

XNA é a nova tecnologia para desenvolvimento de jogos da Microsoft que permite criar jogos que rodam tanto no Windows quanto no console de videogames XBox 360.  Este livro apresenta os conceitos básicos para quem deseja dar o primeiros passos na programação de jogos, utilizando esta incrível plataforma.

Lançado no mercado norte-americano e europeu,

disponível para venda em importadoras ou via internet

 

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Beginning .Net Game Programming in VB.Net  (2004, 414 pp)

(co-autores: David Weller e Ellen Hatton)

Com o sucesso do livro anterior, foi lançada uma versão para Visual Basic .Net, com os mesmos exemplos, alternado-se apenas a linguagem de programação utilizada.

Lançado no mercado norte-americano e europeu,

disponível para venda em importadoras ou via internet

 

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Beginning .Net Game Programming in C# (2004, 414 pp)

(co-autores: David Weller e Ellen Hatton)

Seguindo a linha técnico-lúdica do livro anterior, utilizando uma outra linguagem de programação e com novos exemplos, este livro segue a linha de apresentar conceitos simples associados à criação de jogos de computador, demonstrando-os com a criação de jogos simples e sugestões sobre como o leitor pode desenvolvê-los posteriormente. 

Lançado no mercado norte-americano e europeu,

disponível para venda em importadoras ou via internet

 

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.Net Game Programming with DirectX 9.0 (2003, 654 pp)

(co-autora: Ellen Hatton)

"Okay, eu não vivo de escrever jogos.  Eu não sou tão inteligente assim, e eu não seria capaz de convencer minha esposa a me deixar fazer algo que fosse desafiador e também divertido, mas que não me desse em retorno dinheiro suficiente para mercearia.  Meu foco é Visual Basic, acesso a dados e SQL Server.  Eu gosto de jogar jogos de computador, mas eu gostaria muito mais de ser capaz de escrever meus próprios jogos.  Eu espero que o estilo de tutorial, simples de se ler que Alexandre e Ellen usam torne isso simples para amadores e profissionais"

William R. Vaughn, Autor de livros técnicos e Presidente da Beta V Corporation (http://www.betav.com)

 

Lançado no mercado norte-americano e europeu,

disponível para venda em importadoras ou via internet

 

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Revistas

 
   

Revista .Net Developer´s Journal

Matéria de capa

Revista Fórum Access

3 artigos com chamada na capa

Revista XBox 360

3 artigos com chamada na Coluna mensal sobre criação de jogos com XNA

 
           
       
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