Literatura Livros Técnicos Palestras Links

Alexandre Lobão ingressou oficialmente na área literária em 1990, ao participar da primeira coletânea de contos do SEDF - Sindicado dos Escritores do Distrito Federal.  De lá para cá, produziu diversos livros, incluindo romances, livros infantis, infanto-juvenis  e livros técnicos, foi premiado em diversos concursos literários e foi chamado para ser juiz de outros tantos. 

Atualmente, faz parte do Instituto Casa de Autores, uma ONG composta por autores de Brasília que objetiva incentivar a leitura e a melhoria da qualidade da literatura, e que vem apoiando a criação de feiras literárias e realizando diversas outras atividades culturais em diversas cidades, incluindo Brasília, Pirenópolis, Formosa, Unaí e Valparaíso, entre outras.

Saiba mais sobre o autor na página com informações para imprensa.

     
  Uhuru

Uhuru (2009, LGE, 100 pp, reeditado em 2014 pela Franco Editora)

"Uhuru" é um menino magrelo, bom de bola e com um nome estranho, que à medida que cresce e enfrenta problemas na sua rotina de pré-adolescente (como bullying na escola), descobre aos poucos a história de seus antepassados e o segredo por trás de seu nome.

Apesar do foco ser o público jovem, Uhuru é uma história para todos, que fala sobre superação, amor e coragem, e sobre o verdadeiro valor dos seres humanos, que transcende nomes ou raças. Vale o destaque para as belas ilustrações de E.C.Nickel!

E tudo isso no estilo de "O Nome da Águia", com muita pesquisa histórica, ação e emoção!

 
     
  O Nome da Águia

O Nome da Águia (2008, Novo Século,  284 pp, reeditado em 2015 pela Franco Editora)

Às vésperas das eleições americanas de 2012, um antigo segredo é descoberto em um bunker nazista, enterrado desde a Segunda Grande Guerra. Um segredo que não só revolucionará a forma como entendemos nossa história e as Sagradas Escrituras, como também pode levar o mundo à beira de uma nova guerra.

Um romance onde cada detalhe, minuciosamente pesquisado e embasado em fatos reais, contribui para tornar tênue a fronteira entre o real e o imaginário, e onde cenas de suspense, emoção, mistério e ação se completam em uma narrativa ágil e surpreendente!

Visite o hotsite do livro veja mais informações aqui.

Assista ao trailer do livro aqui.

 
     
 

A Verdadeira História de Papai Noel (2008, 16 pp, Franco Editora)

 Uma história de ternura e amor, onde as crianças podem descobrir a verdade sobre o Papai Noel sem perder a crença na magia do Natal.
 

Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

 
     
  Amar é simples e necessário

Amar é Simples e Necessário (2005, edição limitada do autor, 140 pp)

 "Ler os originais de Alexandre Lobão foi uma bela surpresa: sentimento transmitido por uma linguagem de primeira."
Lya Luft

 

Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

 
     
 

A Caixa de Pandora e Outras Histórias (2000, Thesaurus, 144 pp, reeditado em 2015 pela Franco Editora)


"Mágico! Assim se expressará quem ler A Caixa de Pandora. Parece filme, parece gibi... é tudo ao mesmo tempo. O contador de histórias, com talento, diversifica temas e utiliza o recurso do diário, com isso somos levados a acreditar que os fatos realmente estão acontecendo ou aconteceram. Mas é impossível descobrir onde começa a fantasia."

Joilson Portocalvo

 

"Confesso que, ao encetar a leitura, não me sentira entusiasmado, talvez por o apresentador dizer que o livro lembrava muitos ingredientes, inclusive o gibi, que jamais foi de minha preferência.
Mas com o beneplácito de ambos os responsáveis pela identificação do autor, que é estreante, pus-me à leitura e, admito, tive vontade ou necessidade de percorrer as páginas de 'A Caixa de Pandora e Outras Histórias' com sofreguidão. Seu conteúdo, seus nove contos, é instigante, tornando-me prisioneiro do enredo, de cabo a rabo."

Manoel Hygino dos Santos, Jornal "Hoje em Dia"

 

Leia a resenha e comentários da imprensa aqui

Assista ao trailer do livro aqui!
 

 
     
  A Bíblia do Escritor 

A Bíblia do Escritor (2016, Trampolim, 372 pp)


Este livro reúne 20 anos de experiência como escritor e 10 anos de experiência como apresentador de workshops de profissionalização para escritores em uma obra que orienta o autor, passo a passo, desde a escolha e validação de sua ideia inicial, passando pela produção do texto personagens, revisão final, até dicas essenciais sobre o mercado editorial, passando pela decisão sobre apresentar seu livro para uma editora ou autopublicar, em papel ou virtualmente; e como divulgar seu livro.  Um guia essencial para todo aquele quem deseja conhecer um pouco mais sobre o mundo da produção literária, principalmente aqueles que pretendem levar a sério a profissão de escritor, em qualquer etapa de sua carreira.

 

Compre agora na versão impressa ou para ler em seu Kindle!

 
     
  Coleção Era Outra Vez

Coleção Era Outra Vez (2016, Cria Editora, 16 pp cada livro, escritos em parceria com Álvaro Modernell)


Estas não são as histórias que você conhece!  Conheça aqui personagens parecidos com aqueles das antigas fábulas, mas vivendo em um contexto novo, atual, e chegando a soluções bem diferentes para seus problemas.  Nestas fábulas modernas, o segredo do sucesso está na cooperação, no equilíbrio entre trabalho e diversão, na cidadania, na defesa do meio ambiente.  Divirta-se com um conjunto de histórias que vai muito além daquelas que você já conhece!

 
     
  O Mistério do Facebook do Futuro 

O mistério do Facebook do Futuro (2016, Franco Editora, 60 pp)


Piolho, Gordo, Bocão e Cabeça, a Turma dos Quatro Fantásticos, já se meteram em muitas enrascadas, mas nada parecido com isto: Quando um raio cai perto da casa de Piolho, afetando seu computador, seu Facebook começa a mostrar postagens do futuro!  E, é claro, quando eles tentam alterar o futuro para evitar o que parece ser uma briga na escola, a confusão é certa!

 
     
  As Incríveis Memórias de Samael Duncan 

As Incríveis Memórias de Samael Duncan (2016, Bagaço Editora, 230 pp)


Quando comecei a ajudar o velho amigo Samael a escrever suas memórias, nunca imaginei que o resultado seria algo tão deslumbrante, tão mágico e, ao mesmo tempo, tão real. Mas mais do que desvendar para mim os segredos desta vida maravilhosa, ao escrever suas memórias Samael começou a descobrir segredos de seu passado, incluindo algo que pode tê-lo levado a construir toda uma vida sobre uma premissa que não era verdade. Em um clima envolvente, com histórias curtas que se passam em lugares diferentes do mundo, em épocas variadas e de forma não sequencial, o leitor vai aos poucos desvendando os enigmas do passado de Samael, na mesma medida em que vai descobrindo o impacto de cada segredo revelado nos tempos presentes deste senhor que viveu muitas vidas em uma.

 
     
  Quilombos e Quilombolas 

Quilombos e Quilombolas (2014, Mazza Editora, 100 pp)


Quando falamos sobre quilombos e quilombolas, a primeira impressão que temos é que se trata de um assunto restrito à época colonial do Brasil. No entanto, a história de lutas contra a escravidão começou há centenas de anos e continua até os dias atuais, com mais de 3.000 comunidades no Brasil lutando por seus direitos e colaborando, decisivamente, para a preservação de sua cultura. Um livro repleto de curiosidades e conhecimento, que abre os olhos do leitor para um mundo sempre presente, mas ignorado por grande parte da população que vive nas grandes cidades brasileiras.

 
     
 

 

Premiação em concursos

 
   

Concurso "Monteiro Lobato" (2004)

"Machado de Assis" (2005)

   

 

 

    "Machado de Assis" (2005)

"FC do B" (2006/2007)

"FC do B" (2008/2009)

"FC do B" (2010/2011)

 

 

 

     
       
Voltar